A Política Nacional de Humanização, carinhosamente chamada PNH, é uma política pública no SUS voltada
para ativação de dispositivos que favoreçam ações de humanização no âmbito da atenção e da gestão da saúde no Brasil. Política Nacional de Humanização. Rede Humanizasus, 2017. Disponível em: . Acesso em 13 dez. 2021.A PNH foi lançada em 2003 com o intuito de colocar em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e de cuidar. Sobre os princípios básicos da PNH, classifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Transversalidade: a PNH deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. A PNH busca transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-os do isolamento e das relações de poder hierarquizadas.
( ) Indissociabilidade entre atenção e gestão: as decisões da gestão interferem diretamente na atenção à saúde. Por isso, trabalhadores e usuários devem buscar conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde, assim como participar ativamente do processo de tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva.
( ) Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos: qualquer mudança na gestão e atenção é mais concreta se construída com a ampliação da autonomia e vontade das pessoas envolvidas, que compartilham responsabilidades. Os usuários não são só pacientes, os trabalhadores não só cumprem ordens, as mudanças acontecem com o reconhecimento do papel de cada um.
Assinale a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1:
V; V; V.
Alternativa 2:
V; V; F.
Alternativa 3:
V; F; V.
Alternativa 4:
F; V; V.
Alternativa 5:
F; F; F.
Tay está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.