A Política Nacional de Humanização (PNH), em seu modo de fazer, agencia o cuidado e a gestão em saúde

fundamentada em três princípios, a partir dos quais se desdobra como política pública de saúde. São estes: a) transversalidade; b) indissociabilidade entre atenção e gestão e c) protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos. NAVARRO, L. M.; PENA, R. S. A política nacional de humanização como estratégia de produção coletiva das práticas em saúde. Revista de Psicologia da UNESP, v. 12, n. 1, p. 64-73, 2013.

Cabe ressaltar que a PNH pode ser implantada em qualquer serviço de saúde, desde uma Unidade Básica de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento, hospitais e secretarias de saúde, ou seja, em toda a rede pública, desde que seja firmado um compromisso entre gestores, trabalhadores e usuários para a reorganização das práticas de saúde, aceitando as propostas da PNH.

Diante disso, sobre a Política Nacional de Humanização, avalie as afirmações abaixo.

I. O Ministério da Saúde propõe que a PNH deva caminhar no sentido da inclusão de diferentes agentes nos processos de produção da saúde, denominado "método de tríplice inclusão".

II. A humanização, enquanto política do SUS, não se relaciona apenas a pessoas (usuários - trabalhadores - gestores) e suas ações, mas também envolve a relação existente entre elas e ambiente em que atuam.

III. O Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Humanização da Atenção Hospitalar (PNHAH), cujo objetivo principal é aprimorar as relações entre usuários e profissionais; entre os próprios profissionais e entre o serviço hospitalar e a comunidade.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
III, apenas.

Alternativa 4:
I e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

RESPONDER

Alice está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.