A Psicologia Social, como área de estudo da Psicologia, contribuirá para compreensão a respeito do comportamento

dos indivíduos em sociedade, de suas interações sociais que se estabelecem e se constituem nos processos grupais que se dão. Nesse sentido, foram estudados temas pertinentes que apontam o fazer, o pensar e o agir dos ser humano na sociedade atual; portanto, essa área de estudo abordou os conceitos de consciência, ansiedade, alienação, ideologia dentre outras. YONEHARA, M. Y. e SIKORSKI, D. Psicologia Social. Maringá: Unicesumar, 2018. Considerando o que foi estudado sobre “ansiedade, consciência de si, liberdade, autenticidade”, aprecie as assertivas a seguir: I A liberdade é uma característica própria do ser humano. Que se entende como um ser livre, autoconsciente, espontâneo e, além de tudo, que tenha a coragem para viver na sociedade como tal. II A ansiedade pode até gerar um certo grau de confusão e desacomodação, pois a pessoa é levada a sair da sua zona de conforto. Conduzir a pessoa à superação da passividade não é fácil, pois não diz respeito somente ao trabalho do profissional, depende também da vontade do usuário, por isso é uma atividade que leva tempo. III A consciência de si é fruto da autoconsciência do ser humano e, só é possível adquiri-la no momento em que o homem tiver consciência de si, de seus atos, razões e desejos. IV A autenticidade é desproporcional ao perigo real e resultante de um perigo inconsciente, isto é, tais conflitos inconscientes vêm à tona devido a um resgate de uma situação anterior de perigo que a pessoa não teve forças suficientes para enfrentar. Essa desempenha um papel de “alarme” natural, que indica que algo em nosso âmago não está definitivamente resolvido.

1 Resposta

  • Jvoliveiraneonpfex

    alternativas I e II estão corretas

    Explicação:

    III A consciência de si é fruto da autoconsciência do ser humano e, só é possível adquiri-la no momento em que o homem tiver consciência de si, de seus atos, razões e desejos. ( está errado.  olhar  pag 124 - liberdade)

    IV A autenticidade é desproporcional ao perigo real e resultante de um perigo inconsciente, isto é, tais conflitos inconscientes vêm à tona devido a um resgate de uma situação anterior de perigo que a pessoa não teve forças suficientes para enfrentar. Essa desempenha um papel de “alarme” natural, que indica que algo em nosso âmago não está definitivamente resolvido. (errado. olhar pag 110 - ansiedade)

Clique aqui para adicionar a sua resposta.