A Reforma Protestante marcou o séc. XVI, ao promover mudanças religiosas, políticas e sociais. Homens,
como: Martinho Lutero, Felipe Melanchton, João Calvino e Ulrico Zuínglio, foram os responsáveis pelas ações protestantes diante da igreja católica. Em relação as missões, os Reformadores não tiveram um envolvimento tão significativo, e sim, marginal. Não obstante, os movimentos posteriores do protestantismo, envolveram-se significativamente às missões. Entretanto, as ações da Reforma produziram alguns resultados para as missões; como por exemplo: teologia bíblica, contextualização da igreja, liturgia na língua do povo e a tradução da Bíblia, o uso do trabalho leigo, o surgimento de ramificações protestantes e a separação da Igreja e o Estado.GONÇALVES, Marcelo Aleixo; LUIZ, Roney C . Missões e Evangelização. Maringá-PR.: Unicesumar, 2018.
Considerando o texto acima, leia as asserções abaixo e assinale a alternativa correta que apresenta as razões do pouco interesse missionário do movimento da Reforma:
I. A compreensão dos limites da Igreja – cada paróquia em seu território e as Batalhas militares e políticas na Europa.
II. A escolástica protestante com declínio espiritual e a rejeição do monasticismo – ficando sem estrutura missionária.
III. A preocupação com a reforma em si e seus desdobramentos.
IV. A evangelização era vista como uma ação de simonia e indulgências da fé cristã.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
kellysouzacristine
I e III estão corretas.
Lutero foi o maior percussor da reforma protestante, buscava o fim das indulgências e do vínculo excessivo da igreja na vida política e no Estado.
A reforma protestante foi um movimento que buscou a renovação dos preceitos estabelecidos pela igreja católica. Ela ocorreu por volta do século XVI na Europa.
Os comerciantes em sua maioria eram católicos no passado, e, a partir da análise do espaço social ele buscava identificar sentidos, signos e formas de entender nas ações protestantes, que direcionavam o indivíduo cada vez mais para o trabalho tendo a religião como segundo foco.