A saúde do trabalhador, enquanto área do conhecimento, encontra-se em construção. Muitas conquistas foram

alcançadas, mas ainda há um longo caminho pela frente. Em 2011, a partir do Decreto 7.602 foi criada a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST), na busca de articular ações de diferentes setores, como Trabalho, Previdência Social, Saúde e Meio Ambiente. Complementados esses dados, o Ministério da Saúde, em 2012, instituiu a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST), por meio da Portaria GM/MS n° 1.823, e esta se alinha a todas as outras políticas de saúde do SUS. Sendo assim, leia e avalie as afirmações a seguir sobre a Previdência Social:

I - Benefício concedido, exclusivamente, aos homens, trabalhadores, em idade produtiva.
II - Garante uma série de benefícios a trabalhadores com carteira assinada, vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, desde que comprovada a incapacidade para o trabalho por parte da perícia médica.
III - Exemplos de benefícios previstos pela legislação previdenciária: auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente, pensão por morte e reabilitação profissional.
IV - Em casos de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, mesmo que esses eventos não tenham gerado incapacidades, faz-se necessário o preenchimento de uma ficha denominada “Comunicação de Acidente de Trabalho” (CAT), a qual é utilizada para fins estatísticos e epidemiológicos, bem como para assegurar alguns direitos previstos em lei.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
I e II, apenas.

Alternativa 3:
II e III, apenas.

Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

RESPONDER

Felpopinha está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.