A seleção por competências exige debate acerca da noção de competência contingenciada pelas constantes transformações no mundo do trabalho pós-

globalizado. Nesse sentido, a pergunta norteadora geral – “Quais são as competências necessárias a um candidato para ocupar determinado cargo, desenvolvendo tarefas pertinentes às funções estabelecidas?” – carece de atualização. A escola francesa de sociologia (ZARIFIAN, 2012) nos auxilia a refletir nesse caminho. A partir disso, identifique a alternativa correta, com uma nova pergunta para nortear o trabalho da seleção por competências em uma organização, com base na proposta de Zarifian:

A) Quais são as experiências laborais anteriores, do então candidato, face à descrição da vaga ofertada?

B) Diante da especificidade das tarefas prescritas, qual é o nível de formação do candidato?

C) Diante das contingências da cotidianidade de realização do trabalho (de contexto), de que maneira o colaborador consegue mobilizar suas habilidades, conhecimentos e atitudes para realizar determinada tarefa?

D) Considerando a experiência de vida do candidato, quais são os comportamentos sociais que ele consistentemente apresenta?

E) Qual é a historicidade do candidato frente à relação líder-liderado, considerando a descrição das características de liderança na literatura de gestão de pessoas, de forma geral?

RESPOSTA CORRETA É A LETRA ( C )

RESPONDER

Guilherme Farias está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.