“A terapia desenvolvida a partir do enfoque sistêmico enfatiza a mudança no sistema familiar, sobretudo

pela reorganização da comunicação entre os membros da família. O passado é abandonado como questão central, pois o foco de atenção é o modo comunicacional no momento atual. A unidade terapêutica se desloca de duas pessoas para três ou mais à medida em que a família é concebida como tendo uma organização e uma estrutura. É dada uma ênfase a analogias de uma parte do sistema com relação a outras partes, de modo que a comunicação analógica é mais enfatizada que a digital. A partir desse enfoque, várias escolas de terapia familiar se desenvolveram, entre elas a Escola Estrutural, a Estratégia e a de Milão.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das escolas de enfoque sistêmico contidos na coluna A com seus conceitos na coluna B.

COLUNA A

COLUNA B

I. A principal representante deste grupo foi Palazzoli que, juntamente com Boscolo, Cecchin e Prata, fundou em 1967 o Centro para o Estudo da Família. Consideravam que os problemas emergiam em uma família quando os padrões de interações familiares não eram mais adequados, ou seja, os padrões de comportamento desenvolvidos não eram mais úteis nas situações atuais. Um princípio terapêutico fundamental para esse grupo é a conotação positiva dos comportamentos apresentados pela família.

1. Escola Estrutural

II. Os princípios dessa escola são: terapia focada no sintoma que é trazido como problema pela família e tradução do sintoma em termos de comportamentos. Na visão de Calil (1987, p.50-51), os sintomas, conflitos e problemas, ou seja, condutas de natureza repetitiva que são danosos e disfuncionais para as pessoas e se encontram retidos e ancorados em padrões de relações interpessoais ou em laços recorrentes mais amplos, também chamada de regras familiares.

2. Escola Estratégica

III. O principal nome desta escola foi Salvador Minuchin (1921-2017). Minuchin e Fishman (1990), sem desconsiderar a importância dos processos, tinham um olhar especial para as questões da hierarquia e da estrutura de organização das famílias.

Um terapeuta orientado para esse trabalho busca mapear a organização da família, os papeis de cada membro da família, sua hierarquia, seus subsistemas, fronteiras e interações.

3. Escola de Milão

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas:

Escolha uma:

1 Resposta

  • MELIODASdaIRA

    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.