Adiscussão sobre sexualidade, presente na obre de michel foucault, acontece em função de sua investigação
sobre o processo de sujeição, e que se configura como um processo no qual nos tornamos o que somos a partir de algo que é produzido para dizer quem somos e como devemos nos manter para ser o que está definido. a partir desse contexto, foucault passa a tratar da ideia de um poder disciplinar para a sexualidade, que a regula, controla e diz como deve ser pensada, falada e exercida.sobre o terma, analise as afirmações a seguir e indique v para verdadeiro e f para falso:
( ) o que elaboramos para pensar e agir está relacionado diretamente com o meio cultural em que vivemos, e isso nos faz acreditar em determinados conceitos, crenças e valores que são escolhidos de acordo com nosso repertório cultural.
( ) para foucault a sexualidade é entendida como uma construção cultural e social.
( ) para o autor, entre os séculos xvii e xix, houve um processo de repressão da questão da sexualidade para moldar o corpo e a mente no padrão aceito socialmente a partir do que ele chamou de relações de poder.
( ) para foucault corpo e mente são disciplinados a partir de relações de poder exercidas unicamente pelo estado.
assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações corretas:
a. v-v-v-f.
b. v-v-v-v.
c. f-f-f-f.
d. v-f-v-v.
e. f-v-v-v.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
yarawaneska49
As respostas a seguir acatam as interpretações de Foucault. I e III estão corretas.
I – A sexualidade é entendida como uma construção cultural e social; Correto. Para Foucault, não existem diferenças essenciais entre os gêneros, e, portanto, tudo é construção social e cultural.
II – Por ser uma construção biológica, devemos compreender as implicações da sexualidade na vida das pessoas; Falso. Foucault critica a ideia de que a sexualidade está pautada na biologia.
III – As relações entre as pessoas e os diferentes ambientes pelos quais passamos vão produzir quem somos e o que somos ao longo de toda nossa vida; Correto. Para Foucault, como já afirmado, tudo é construção social, e, portanto, quem somos, está associado ao círculo social no qual estamos envolvidos.
IV – A sexualidade humana é determinada em nosso nascimento; Falso. Para Foucault, não existem determinantes biológicos.