“Ainda que não tenha publicado um texto específico a respeito da educação, esse tema sempre esteve

presente em Freud. Como exemplo, citamos o texto de 1927, ‘O futuro de uma ilusão’, que é, por muitos, considerado seu testamento pedagógico. Nesse tempo de suas reflexões, ele define que a finalidade da educação é a instauração do princípio de realidade, ajudando a criança a renunciar ao seu modo de funcionamento quase todo submetido ao princípio do prazer”.Em conformidade com a citação e os conteúdos do livro-base, Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, sobre a psicanálise freudiana e o processo de ensino-aprendizagem, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas:
I. ( ) A partir das contribuições da psicanálise freudiana, a educação passou a considerar o desejo do aluno, tornando-se menos modeladora.
II. ( ) As teorias psicanalíticas, aplicadas à educação, transformaram o aprendizado por meio de práticas menos coercitivas e mais prazerosas.
III.( ) Com as mudanças no processo de ensino-aprendizagem, a partir das teorias psicanalíticas, as instituições e professores que adotavam práticas coercitivas deixaram finalmente de existir.
IV. ( ) O educador, alicerçado em ideias psicanalíticas, adota atividades de ensino bem programadas pois compreende que, assim, poderá controlar os efeitos produzidos em seus alunos.
(A) V F V F
(B) V F V V
(C) V V F F
(D) F V F F
(E) F F V V

1 Resposta

  • FerSilva

    1 B, 2 E,3 D, 4 D, 5 B

Clique aqui para adicionar a sua resposta.