Ao refletir sobre o plantão psicológico, entende-se que este é uma prática clínica da contemporaneidade

muito conectado a situações de urgência ou mesmo da realidade em torno da vida nos grandes centros urbanos. Compreendendo que a psicanálise pode sim ser a teoria por detrás dessa prática, assinale a alternativa correta: a.
Como semelhança entre estas práticas, ambas promovem, em suas devidas proporções, um espaço de escuta a alguém que apresenta uma demanda psíquica, um momento no qual esse sujeito ressignificará completamente o seu estar no mundo.

b.
Em um plantão psicológico, no qual se atue a partir de uma perspectiva psicanalítica, faz-se necessário a adaptação da técnica à demanda trazida por quem procura este tipo de serviço. A questão fundamental delegada ao plantonista seria, então, estar atento àquilo que o paciente traz de mais urgente, focando os esforços ao longo do encontro, em auxiliá-lo a organizar tal aspecto.

c.
O modelo de plantão embasado no referencial psicanalítico exige do plantonista ou do analista um comprometimento completamente diferente da escuta e acolhimento da análise tradicional.

d.
Uma semelhança entre o plantão psicológico e a análise, respaldados na psicanálise, são questões referentes às dimensões das demandas tratadas, durabilidade do “tratamento” e aprofundamento em relação às questões trazidas pelo sujeito.

e.
O serviço de plantão psicológico não foge, e nem deve, aos moldes tradicionais de setting psicanalítico quanto à frequência e continuidade, por conta da possibilidade do encontro com o paciente ser único.

RESPONDER

Elen está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.