“Após um século de psicanálise, esta continua a ampliar seu campo de trabalho. Com o mais recente

advento do método neuropsicanalítico, derivado do método neuropsicológico de Luria, a psicanálise estende mais uma vez sua capacidade clínica ao iniciar o tratamento de pacientes com lesões neurológicas.” (LYRA, C. E.S. Carta aos redatores – Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. Vol.27.no 3. Porto Alegre Sep/Dec.2005.) Diante do exposto podemos dizer que a Neuropsicanálise: a.
Esforça-se em entrelaçar a neurociência e psicanálise, ou seja, tenta explicar os mecanismos de defesa através das lesões cerebrais, porém seus estudos ainda são muito incipientes e os resultados das pesquisas pouco eficazes em relação a isso.

b.
Entrelaça a neurociência e a psicanálise, ou seja, vai explicar alguns dos fenômenos nas relações interpessoais por meio das duas áreas, cujos pesquisadores e os estudiosos desta alinha apostam na interação entre a neurociência e a psicanálise, através da construção de um método investigativo comum a ambas, supostamente compatível com os princípios do pensamento freudiano e, ao mesmo tempo, coerente com a evolução das neurociências e do desenvolvimento do referencial dinâmico em neuropsicologia.

c.
Esforça-se no diálogo entre neurociência e psicanálise, porém pode-se dizer que métodos são ineficazes na localização das áreas cerebrais correspondentes aos fenômenos inconscientes que influenciam a vida psíquica dos indivíduos.

d.
Ao longo dos anos, novas descobertas serão apresentadas e cada vez mais, a Psicanálise é incorporada no nosso cotidiano. Isso já ocorre em diversas áreas, uma delas de destaque é a Educação, porém, a Neuropsicanálise, ainda, está distante de apresentar um arcabouço teórico sólido para o entendimento do ser humano.

e.
Apesar de não poder negar a iniciativa pioneira do método neuropsicanálitico, deve-se questionar até que ponto a neuropsicanálise, como método, pode contribuir para a teoria psicanalítica e para a psicoterapia. Evidencia-se que é inviável o diálogo entre a neurociência e a psicanálise, já que são consideradas ciências distintas.

RESPONDER

Tai está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.