Atualmente, a comunidade científica e o público de modo geral estão familiarizados com termos Psicopedagogia
e Psicopedagogo. A identidade do psicopedagogo é dinâmica no sentido de que ela se constrói a partir do conjunto de necessidades, crenças, compreensões teóricas e práticas. Esse conjunto complexo produz diferentes discursos que representam diferentes abordagens psicopedagógicas (RUBINSTEIN, 2017, p. 314). RUBINSTEIN, Edith. Psicopedagogia, psicopedagogo e a construção de sua identidade. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 34, n. 105, p. 310-319, 2017. À vista disso, analise as asserções abaixo. I – O entendimento do trabalho psicopedagógico está relacionado principalmente ao trabalho clínico, individual, na qual o objetivo principal é diagnosticar e tratar dificuldades e transtornos específicos de aprendizagem, como também outras alterações que dificultam o processo de aprendizagem do educando. PORQUE II – Compreende-se que, ao envolver a escola e a família neste processo, o psicopedagogo também estará realizando o trabalho de psicopedagogia institucional, visto que passa do plano individual para o grupal, considerando as relações. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições falsas. Alternativa 2: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
rodrigovtrn
Ambas as alternativas estão corretas. O papel do psicopedagogo é auxiliar no desenvolvimento desses transtornos de aprendizagem como uma forma de aliar a educação dos pais, e, o cuidado.
O psicopedagogo pode auxiliar no dinamismo da instituição escolar, não atuando necessariamente apenas quando for solicitado por órgãos superiores, ou seja, seu trabalho é contínuo.
Além disso, ele deve identificar as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo, fazendo uso de conhecimentos da psicologia e da antropologia como base para o entendimento do aluno.