Baseado nessa explicação, analise o a obra Guernica, de Pablo Picasso (1937), que retrata o bombardeio
vivido pela cidade espanhola homônima, bem como o poema Guernica, de Muriro Mendes (1959). Em cada um dos casos, qual é o fundamento, o objeto e o interpretante do signo?
1 Resposta
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castrofiori
No caso da obra original Guernica, a pintura em si é o signo em questão. O fundamento é composto pelos elementos que despertam algumas sensações e sentimentos,como a disposição das formas e texturas. O bombardeio da cidade espanhola chamada Guernica é o objeto, pois é aquilo a que o signo de refere. Já os efeitos interpretativos que a obra produz em quem a contempla, tais como desespero ou indignação, compõem o interpretante do signo.
Em relação ao poema Guernica, o texto explicitado é o signo do que se deseja transmitir. A disposição das palavras constitui o fundamento desse signo. O objeto, ou seja, o que o signo quer transmitir, é tanto a história trágica da cidade espanhola quanto a obra de Picasso. As sensações e/ou sentimentos despertadas no espectador, como tristeza, são o interpretante, o terceiro elemento.
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