Biotecnologia e engenharia genética os organismos vivos para produzir materiais de interesse é denominado
Biotecnologia e engenharia genéticaos organismos vivos para produzir materiais de interesse é denominado biotecnologia. desde a década de 1970, os trabalhos em biotecnologia vêm ganhando novo impulso com o desenvolvimento de técnicas, pela engenharia genética, que permitem isolar um gene de uma espécie e inserir esse gene no genótipo de outra espécie.
a presença do entre "novo" gene no organismo que o recebeu pode de duas finalidades básicas. uma delas é fazer com que o organismo receptor produza grandes quantidades de alguma substância de interesse humano, substância essa cuja produção é condicionada pela presença do gene. como exemplo, considere a produção de insulina transgênica, de medicamentos contra o câncer e de outros hormônios além da insulina.
uma outra finalidade de inserir um entre "novo" gene no genótipo de um ser vivo é fazer com que ele adquira alguma característica desejada, condicionada pelo gene inserido.
considere, por exemplo, que uma certa planta, não usada em agricultura, seja resistente a determinada praga, por exemplo fungos que atacam as folhas. descoberto o gene responsável por essa resistência à praga, aumentando o rendimento das lavouras.
organismos que contém em seu genótipo, genes que foram propositalmente inseridos através de técnicas de engenharia genética são denominados organismos transgênicos ou organismos geneticamente modificadas (ogms). atualmente existe um caloroso debate sobre possíveis consequências das presença desses organismos nos ambientes naturais e sobre eventuais riscos à saúde decorrentes do consumo de alimentos transgênicos.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
sabrinabrandao96
nada mal, tudo foi explicado corretamente da forma que deveria ser