Como foi o processo de regulamentação da psicologia?

1 Resposta

  • Yagolds

    Antes de se tomar uma profissão regulamentada, a Psicologia era exercida principalmente por médicos e profissionais ligados à educação, sendo que a formação em filosofia se dedicava mais aprofundadamente à matéria.

    O presidente do Conselho Federal de Psicologia, Antônio Marchos Chaves, lembra também que em 1934 a disciplina só era obrigatória nos cursos de filosofia, ciências sociais e pedagogia.

    "A Psicologia - diz ele - só se tomou presente em todas as licenciaturas quando a Universidade de São Paulo criou uma cadeira específica para a matéria".

    Isso ainda foi na década de 40, fruto da movimentação dos profissionais mais ligados a doença mental e ajustamento educacional.

    "Mas a primeira organização representativa da profissão surgiu em 1954 - afirma Antônio Marcos Chaves - com a criação da Associação Brasileira dos Psicólogos, com sede no Rio de Janeiro".

    Surgiram entãoas primeiras publicações especializadas para o pessoal que trabalhava na profissão e estudantes. A primeiradessas publicações foi a revista "Arquivo Brasileiro de Psicotécnica".

    "Essa associação - continua Antônio Marcos - elaborou, também, um anteprojeto de lei objetivando a regulamentação da profissão de psicologista, como na época era denominada a profissão. Havia, naquela época, um movimento no sentido de oficialização da profissão. Os profissionais, através desse movimento organizado, pretendiam traçar os limites de atuação, definindo os espaços específicos da Psicologia. Aconteciam, com esse objetivo, reuniões simultâneas em diversos estados".

    Segundo Antônio Marcos, esse movimento culminou na formalização da Lei 4.119, que regulamentou a profissão no dia 27 de agosto de 1962. "Essa regulamentação - disse ele -veio encontrar a grande maioria dos psicólogos atuando em instituições. O trabalho em consultórios era bem restrito".

    ☆☆☆☆☆

    Melhor resposta por favor! ♡

Clique aqui para adicionar a sua resposta.