Diferencie etnocentrismo de relativismo cultural.

1 Resposta

  • dailaneazevedo

    Etnocentrismo pode ser definido como o ato de colocar uma etnia no centro. 

    Nossa, Matheus, é essa a definição? É essa simplicidade toda? Sim. Dar-lhe-ei um exemplo para ficar mais fácil a compreensão sobre como ocorre a segregação de culturas por meio do etnocentrismo.

    Sabemos que no Brasil nós tivemos uma duradoura história em que o homem africano era trazido para nossa nação em função do suprimento de mão de obra. 

    Logo após o período dos escravos, uma grande onda de imigrantes -- com a ajuda governamental -- vieram para a Pátria para povoar nossas terras.

    Agora, você ai de me perguntar o porquê dos africanos não terem sido escolhidos para povoar o Brasil, e a resposta é simplória. 

    Os grandes latifundiários e administradores governamentais pretendiam construir uma sociedade com bons valores e, para eles, os escolhidos para trabalhar eram os excluídos entre os cidadãos, e após eles conseguirem a Carta de Alforria foram duramente marginalizados. 

    Dessa forma, perceba que houve uma predominância da cor branca sobre a preta. 

    O relativismo cultural é uma forma oposta ao etnocentrismo, pois nesse método de estudar a sociedade nós temos um olhar neutro frente aos povos e culturas. 

Clique aqui para adicionar a sua resposta.