Durante as décadas de 40 e 50 um novo modelo de produção foi ingressado no Brasil do agropecuário

ao agroindustrial, o que demandou uma nova preparação para a população trabalhadora, o Estado desenvolveu projetos na área educacional para essas populações, com o intuito de prepará-los para esse novo modelo econômico. Esses trabalhos realizados junto à classe trabalhadora eram chamados de “trabalhos comunitários”. Assim, pensando no desenvolvimento histórico da psicologia social comunitária, julgue as proposições a seguir: I. Na década de 60, o termo psicologia na comunidade é utilizado quando alguns estudantes, psicólogos e professores de graduação começam a desenvolver trabalhos em comunidade de baixa renda no estado de São Paulo. Na década de 70, no estado de Belo Horizonte na Universidade Federal de Minas (UFMG), a disciplina Psicologia Comunitária começa a fazer parte do currículo acadêmico. O psicólogo trabalhava de maneira voluntária, convicto do seu compromisso político e social junto a essas populações carentes (FREITAS, 1996, p.60).

II. Na década de 80, os profissionais participavam dos movimentos populares com a crença de colaborar para uma sociedade mais justa e igualitária. Para tanto, os profissionais de psicologia começaram a marcar espaço, saindo das escolas, consultórios e, indo para os bairros, favelas, associações de moradores.

III. Ainda nos anos 80, a denominação da palavra psicologia comunitária passa a ser mais frequente, profissionais se apropriam desse termo em debates e discussões. Em fins dos anos 70 e começo dos anos 80, reflexões são feitas em relação aos trabalhos desenvolvidos em comunidade, questiona-se o seu caráter voluntário e os modelos de intervenções utilizados pelos psicólogos que atuam neste campo. Trabalhos em Psicologia Social Comunitária são publicados, neste período pessoas como Sílvia Lane, a pioneira em psicologia social no Brasil e outros autores trazem em suas publicações questões referentes ao desenvolvimento do trabalho do psicólogo em comunidades (FREITAS, 1996, p.65).

IV. Nos anos 70 surge a expressão Psicologia Social Comunitária que carrega sua prática de maneira não paternalista, presente nos modelos trazidos dos Estados Unidos. O seu arcabouço teórico é oriundo da Psicologia Social, tendo como foco o trabalho grupal, como o objetivo de desenvolver uma consciência crítica na população e “uma construção de uma identidade social e individual orientadas por preceitos eticamente humanos”(FREITAS, 1996, p.73).

É correto o que se afirma em:Leitura Avançada

Somente I e II

Somente III e IV

Somente em I e IV

Somente em I e III

Somente em II e IV

RESPONDER

Fernandaa está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.