Eia o texto que segue e indique as afirmativas CORRETAS: Disponível em: Revista de Saúde Pública

| Importância de dados nacionais sobre o consumo alimentar e mudanças na alimentação dos brasileiros de 2008 a 2018 - (usp. br). Acesso em 21/11/2011.

Importância de dados nacionais sobre o consumo alimentar e mudanças na alimentação dos brasileiros de 2008 a 2018.

Nos últimos 50 anos, a sociedade brasileira sofreu transformações intensas na sua estrutura demográfica e na distribuição urbano-rural de sua população, com pouco mais de 15% da população vivendo em zona rural, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2015. Transição epidemiológica e nutricional acompanharam essas mudanças com importante redução nas altas prevalências de desnutrição infantil. Na década de 70 do século passado, a desnutrição acometia 56 % das crianças de 0 a 5 anos vivendo no Nordeste e 38% daquelas vivendo no Sul-Sudeste. Esses dados foram coletados pelo Estudo Nacional da Despesa Familiar- Endef, realizado entre 1974 e 1975. O Endef foi o primeiro e mais completo estudo sobre alimentação dos brasileiros e a primeira pesquisa a avaliar, em profundidade, a gravidade da desnutrição e a distribuição regional dos orçamentos familiares da população brasileira. Os dados mostravam uma situação tão grave em relação ao consumo alimentar de parcela importante da população, que ficaram anos sem serem liberados pela ditadura militar, mesmo para os pesquisadores estudiosos do tema. Os alimentos consumidos nos domicílios foram pesados durante uma semana, contudo os dados foram compilados para a unidade familiar e não para os indivíduos. Desde então o conhecimento sobre a alimentação no Brasil tem sido baseado nas Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF), que permitem estimar o consumo a partir na disponibilidade domiciliar de alimentos no período de uma semana. Ou seja, a POF não permite avaliar o consumo individual e por definição para fins de orçamento, somente são computados alimentos que passam pelo domicílio, de forma que não são consideradas as refeições fora do domicílio. Mesmo assim, os dados das POF permitem ótimas comparações de tendência de consumo nacionais e internacionais para agregados de domicílios.

Por outro lado, não conhecer os alimentos e refeições realizadas fora do domicílio é uma limitação. Na POF são registrados gastos com alimentação fora, mas muitos desses dados priorizam o custo da alimentação e não sua composição, por exemplo, são registrados os gastos com lanches, refeição, bebidas. A importância da alimentação fora do domicílio tem aumentado em todo mundo e também no Brasil. Na POF de 2008–2009, 41,2% dos indivíduos com 10 anos ou mais relataram compra de alimentos fora de casa. Esse percentual foi maior para homens do que para mulheres e variou também com a idade, sendo de 46% para os adultos, 37,7% para os adolescentes e de 24,2% entre os idosos.

Considere as seguintes afirmativas:
I. A partir de uma perspectiva de pesquisa ex pós facto, é correto dizer que se quiséssemos entender o motivo da alta porcentagem de desnutrição nos anos 70 mencionada no texto, seria impossível pois, não teríamos acesso as variáveis dependentes e independentes que perpassavam o fenômeno naquele momento.

II. Os dados de desnutrição mencionados no texto podem ser investigados na perspectiva da pesquisa ex pós facto do tipo levantamento. Para tal tarefa, um meio possível para o levantamento de dados seria investigar uma amostra representativa da população que vivenciou o fenômeno da desnutrição.

III. Os dados de desnutrição mencionados no texto podem ser investigados na perspectiva da pesquisa ex pós facto do tipo estudo de campo. Para tal tarefa, um meio possível para o levantamento de dados seria investigar uma amostra representativa da população que vivenciou o fenômeno da desnutrição.

IV. Na perspectiva das pesquisas ex pós facto a questão das variáveis dependentes e independentes que perpassam um fenômeno não são relevantes com exceção, da pesquisa ex pós facto do tipo estudo de campo.

V. As variáveis dependentes e independentes que perpassam um fenômeno somente têm validade, nos estudos ex pós fato que se desenvolvem em laboratórios.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Escolha uma:
I.
I e II e IV.
II.
II, III e IV
III.
II e IV apenas.
IV.
Apenas a opção IV.
V.
II e V apenas.

RESPONDER

Fernanda está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.