Existem duas abordagens principais acerca do estudo da moralidade. A primeira refere-se a uma abordagem científica

ou descritiva do comportamento humano, no qual os cientistas atuam no campo empírico, coletando dados sobre os comportamentos e as condutas humanas, extraindo conclusões. Já a abordagem filosófica trata das normas (ou padrões) e prescrições, denominada de ética normativa ou prescritiva. Sobre a abordagem ética normativa ou prescritiva, analise as seguintes sentenças: I- A abordagem ética normativa tem como objetivo analisar os fundamentos racionais dos sistemas éticos, ou a lógica e o raciocínio de vários eticistas.
II- Os filósofos ético-normativos iriam além da descrição e conclusão dos psicólogos, almejando saber se os seres humanos "devem" ou "deveriam" agir em seu interesse próprio.
III- Um aspecto da ética normativa ou prescritiva é que ela abrange a realização de juízos de valor moral e não apenas a apresentação ou descrição de fatos ou dados.
IV- Um aspecto da ética normativa ou prescritiva é a analise da linguagem ética, por exemplo: o que significamos quando nós usamos a palavra "bom".

Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e III estão corretas
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta

1 Resposta

  • Isadoradp

    1° Pergunta - R= Na época dos antigos gregos ao analisarmos o pensamento socrático, platônico e aristotélico vemos a presença de uma ética voltada para a pólis. O político deveria estar voltado para a comunidade, seu principal objetivo deveria ser a busca pelo bem-comum. Para Aristóteles só existe política com ética, quando a elas se separam há uma quebra de valores que regem a vida na cidade.

    2° Pergunta - R=Porquê pretende indicar quais as boas formas de governo. E essas normas estão estreitamente ligadas à ideia do bom governante

Clique aqui para adicionar a sua resposta.