Iana, 45 anos de idade, casada, 2 filhos, procura um psicólogo em razão de sintomas que a cometem há cerca
de 10 anos. no contato inicial, descreve sua situação familiar atual como de muito sofrimento, pois ninguém a entende nem a ajuda a reso lver seus problemas, inclusive seu m arido, que, segundo ela, já não lhe dá muita atenção. recu sa-se a alimentar-se oalete po ão seti foe e evela ue os failiaes teta otivá-la, sem muito sucesso. reporta a perda do pai precocemente, aos 12 anos de idade, e da mãe, há dois anos, e o fato de ter sofrido tentativa de abuso sexual na adolescência. sem pre foi tratada com muito mimo pela família nuclear (pai, mãe e irmãos), pois era a única filha. culpa-se por não ter podido cuidar da mãe doente, já que também se sentia enferma. na juventude, era muito alegre, gostava de sair, de dançar e de beber com os amigos. após o nascimento do segundo filho, cuja gravidez, inicialmente, não aceitou, tendo, inclusive, fantasias de aborto, começou a sentir tonturas, que pioraram com o tempo. passou, então, a apresentar taquicardia, dores no peito, respiração o fegante, tremores, transpiração excessiva e medo de morrer e de ficar louca. começou a ficar mais em casa e a não sair sozinha, com medo de ter alguma crise na rua. descuidou -se dos seus afazeres e distanciou-se das pessoas. é excessivamente apegada ao segundo filho e não admite a hipótese de que ele, algum dia, fique longe delade acordo com a teoria de winincott quais os aspectos precisam ser desenvolvido por fabiana neste momento da vida
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
1lauraa1
Em primeiro lugar devemos apresentar o sentido de desenvolvimento mental da criança, explicado por Piaget que considera que o desenvolvimento psíquico inicia-se com o nascimento da criança e vai até ela atingir a fase adulta.
Deste modo ele se divide nos estágios:
0 a 2 anos: Estágio sensório-motor: sensações e movimentos são descobertos pelo bebê. Não há a existência de regras para o ser desse estágio.
2 a 7 anos: Estágio intuitivo ou simbólico: a criança é egocêntrica, ou seja, acredita que o mundo gira ao seu redor e que as suas vontades devem ser atendidas. As normas dificilmente são aceitas nesse estágio.
A fase de fabiana é: 7 a 12 anos: Estágio das operações concretas: A criança deixa o egocentrismo e começa a obedecer regras com mais facilidade.
Ela precisa aprender melhor as regras da família e entender as relações sociais que são estabelecidas entre as partes.