Inteligência emocional, hábitos da mente, soft skills, competências para o século XXI… todos esses

são sinônimos para as competências socioemocionais, conhecidas como as “habilidades” ou características ligadas ao desenvolvimento do indivíduo no sentido de formação de um cidadão integral, preparado para agir de forma responsável e ativa, e assim alcançar o sucesso em todas as esferas de sua vida - pessoal e profissional. ✅ Considerando a FONTE do texto acima, assinale a alternativa INCORRETA:

Em meio a uma realidade de transformações rápidas e constantes, é reconhecido que para alcançar o sucesso os indivíduos devem ir muito além dos conhecimentos cognitivos.

É necessário incorporar as habilidades socioemocionais nas disciplinas e atividades escolares sem, no entanto, tratá-las apenas como mais um componente curricular. É interessante que a dimensão socioemocional seja trabalhada de maneira transversal, vinculando essas competências com o desenvolvimento cognitivo.

As competências socioemocionais ultrapassam a dimensão cognitiva e envolvem de forma muito mais profunda o lado emocional e psicológico do ser humano, mostram-se cada vez mais importantes na construção de um cidadão responsável e capaz de exercer um papel ativo na sociedade.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), criada com o objetivo de orientar a elaboração dos currículos de todas as escolas brasileiras, adota dez competências gerais que perpassam todos os componentes curriculares de toda a Educação Básica. Essas competências podem ser divididas em três grandes grupos, sendo um deles diretamente ligado ao caráter e às atitudes do indivíduo.

A BNCC abrange apenas as competências cognitivas. Portanto, os educadores devem nortear seu trabalho em suas práticas pedagógicas buscando o desenvolvimento cognitivo dos alunos, ajudando-os no domínio de conteúdos.

1 Resposta

  • rodrigovtrn

    A BNCC abrange apenas as competências cognitivas. Portanto, os educadores devem nortear seu trabalho em suas práticas pedagógicas buscando o desenvolvimento cognitivo dos alunos, ajudando-os no domínio de conteúdos.

    Explicação:

    Dessa forma, a BNCC abrange não apenas as competências cognitivas, mas também as socioemocionais. Portanto, os educadores devem nortear seu trabalho e adaptar suas práticas pedagógicas buscando o desenvolvimento integral dos alunos, ajudando-os a ir além do domínio de conteúdos.

    Esse é o certo.

    espero ter ajudado :}

Clique aqui para adicionar a sua resposta.