Intoxicação por agrotóxicos e tentativas de suicídio: Realidade Preocupante: Por Observatório da Política

Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Floresta e Águas. Dentre os riscos ocupacionais do trabalho agrícola, destacam-se os agrotóxicos, que são relacionados a intoxicações agudas, doenças crônicas, problemas reprodutivos e danos ambientais. [...] Estudos apontam que, por serem consideradas substâncias neurotóxicas, em contato com o corpo os agrotóxicos podem agir no sistema nervoso central, podendo gerar ou agravar quadro de depressão. Esse quadro, aliado a uma série de problemas econômicos e sociais, poderia levar ao suicídio, sendo o próprio produto utilizado pelo trabalhador para tirar sua vida. É necessário que estejamos cientes destas relações para que o controle do uso destas substâncias seja cada vez mais aprimorado. A partir do trecho acima e tendo em vista os níveis de desgaste mental apresentados por Seligmann-Silva (2011), podemos afirmar que: a) A relação entre intoxicação por agrotóxicos e impacto no sistema nervoso central do trabalhador rural é um exemplo do desgaste literal ou orgânico.
b) A relação entre intoxicação por agrotóxicos e impacto no sistema nervoso central do trabalhador rural é um exemplo do desgaste funcional.
c) A relação entre intoxicação por agrotóxicos e impacto no sistema nervoso central do trabalhador rural é um exemplo do desgaste da subjetividade.
d) A relação entre intoxicação por agrotóxicos e impacto no sistema nervoso central do trabalhador rural é um exemplo do desgaste variável.
e) A relação entre intoxicação por agrotóxicos e impacto no sistema nervoso central do trabalhador rural não pode ser um exemplo de desgaste em nenhum nível.

RESPONDER

Nicolle está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.