Joseane, psicóloga de uma ONG que atua com mulheres em situação de violência, atendeu Cristina,

35 anos. Cristina relata à psicóloga que está cansada das agressões do marido mas que não consegue se separar dele pois encontra-se desempregada e tem receio de não ter como se sustentar. Os pais de Cristina moram na mesma cidade que ela, mas não aprovam a separação, por conta de questões de cunho religioso. Além disso, Cristina também verbaliza que já foi abusada sexualmente pelo pai e que mantém uma relação de distanciamento com ele. Diante do dilema, Joseane articula uma renião com outros técnicos da ONG, mas não expõe todo o conteúdo da sessão. Apenas rela que o caso de Cristina pe delicado e que nesse momento não é possível voltar a morar com os pais. Analise a conduta da psicóloga e indique a alternativa correta:

a) Joseane agiu de forma inadequada pois deveria ter relatodo todo o conteúdo da sessão para que a equipe pudesse compreender a complexidade do caso.

b) Joseane agiu de forma inadequada pois não deveria ter aberto conteúdos da sessão à equipe, por conta da confidencialidade.

c) Joseane agiu adequadamente, uma vez que é função do psicólogo transmitir o estritamente necessário para o bom andamento do caso.

d) Joseane agiu adequadamente pois só podemos abrir sigilo diante de grave ameaça, que é o caso do pai de Cristina.

e) Joseane agiu de forma como considerou adequada, uma vez que o Conselho Federal de Psicologia não orienta à questão do sigilo do trabalho em equipe multidisciplinar.

RESPONDER

Isabelly está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.