Kurt Lewin, teórico oriundo da Psicologia da Gestalt, é considerado um dos principais estudiosos de grupos

da psicologia social. Diferentemente dos seus contemporâneos da psicologia social norte-americana, Lewin buscou compreender a lógica dos movimentos grupais tal como se expressam na sociedade e não as leis universais de grupos artificialmente controlados. Sua metodologia de pesquisa e de intervenção ficou conhecida como pesquisa-ação. Assinale a alternativa correta sobre as ideias de Lewin acerca das transformações grupais e da pesquisa-ação.
A) Kurt Lewin critica as pesquisas com grupos em laboratórios, habituais na Psicologia Social norte-americana, porque elas isolam os mesmos de seus contextos globais, impedindo a compreensão de seus movimentos. Assim, Lewin sugere alguns novos parâmetros metodológicos que incluem influências da gestalt e a proposta de que a pesquisa seja uma ação-social.
B) Para Lewin, as transformações no grupo não implicam transformações no indivíduo. Devido às influências da gestalt, Lewin compreende o indivíduo como figura e o grupo como fundo, o que assegura a independência do indivíduo em relação ao grupo.
C) O diagnóstico de constância social de um grupo indica um estado no qual há uma dinâmica, mas onde uma minoria privilegiada impõe barreiras às mudanças sociais.
D) Para Lewin, o distanciamento e a neutralidade são os mais importantes atributos de um pesquisador
E) Controlando as variáveis, o pesquisador observa as modificações do grupo e estabelece as leis de funcionamento do mesmo.

1 Resposta

  • Fernanda

    3

    Explicação:

    A psicologia experimental de

    Wundt, transmitida nos Estados Unidos através e ao modo de

    Titchener, e a sociologia de Spencer, adotada por Summer e

    Ward, foram respectivamente as primeiras bases teóricas da

    psicologia e a sociologia americanas.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.