Leia abaixo um trecho de um caso clínico descrito por Mendes e Vandenberghe (2009): “O falecimento

da mãe da cliente levou a um novo contato intenso com sentimentos de culpa e cobrança. A crença de que não deu toda a atenção que deveria ter dado à sua mãe e pensamentos de que poderia perder também o marido e o filho a qualquer momento porque "a morte está cada vez mais perto das pessoas mais importantes" foram discutidos nas sessões. Neste período, a terapeuta observou que a cliente tentou evitar a expressão de sentimentos de raiva, medo e dor, falando de situações dolorosas sorrindo e brincando, além de desviar seus pensamentos para como poderia ajudar outras pessoas. Evidenciou-se a crença de que assim poderia evitar o sofrimento de outros.”

Assinale a alternativa que poderia descrever um exemplo de CRB1 (comportamento clinicamente relevante) a partir do caso citado.

Escolha uma:
a. Na sessão, a cliente relatava situações sofridas sem demonstrar emoções para poupar a terapeuta de sofrer também, assim como fazia com seus familiares e amigos.
b. Em outros momentos, a cliente conseguia expressar o que realmente sentia, por meio de uma escolha espontânea de palavras.
c. Em determinado momento do processo terapêutico, a cliente chegou a interpretar que a camuflagem do seu sofrimento era uma forma de responsabilidade excessiva para com a terapeuta, como também era o caso no seu cotidiano, onde se impunha a mesma limitação, como se ela tivesse o poder de evitar que os outros sofressem.
d. O falecimento da mãe que levou a cliente a ter um novo contato intenso com sentimentos de culpa e cobrança.
e. A culpa por não ter dado a atenção que deveria ter dado à sua mãe

RESPONDER

Jvoliveiraneonpfex está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.