Leia o caso com atenção: Joana, 39 anos, é professora da disciplina de “Psicologia Aplicada à Administração”

Leia o caso com atenção:

Joana, 39 anos, é professora da disciplina de “Psicologia Aplicada à Administração” em um curso de Bacharelado em Administração de uma instituição privada de ensino superior. Ela atua como professora há 16 anos e tem enfrentado desafios significativos em sua prática docente. Alguns alunos já têm uma primeira graduação e se vincularam a um novo processo formativo para ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Outros estão matriculados em mais de um curso de graduação (a segunda matrícula que prevalece entre eles é nos cursos de Ciências Contábeis e Economia). Aproximadamente um terço da turma já está inserida no mercado de trabalho, em atividades que não exigem uma formação universitária.
A disciplina de Joana tem como foco o desenvolvimento de habilidades e competências que envolvem a aquisição de conceitos-chaves da ciência psicológica, bem como a aplicação das teorias sobre motivação, satisfação, grupo, saúde ocupacional, entre outros tópicos, na resolução de problemas reais no contexto das organizações. Além disso, espera que seus alunos desenvolvam uma atitude favorável ao autoconhecimento e a ética nas relações de trabalho, endossando uma formação humanista e ética.
Para atingir as habilidades e competências previstas, Joana promove condições de ensino-aprendizagem específicas, como aula expositiva e resolução de exercícios em classe. No cotidiano da sala de aula, a professora tem se deparado com situações diversas relacionadas aos alunos, como desmotivação, pouca participação nas aulas, resistência à leitura dos textos acadêmicos, uso significativo do aparelho celular durante as atividades em classe e procrastinação quanto às tarefas da disciplina. O fato é que os problemas vivenciados na relação pedagógica com seus alunos também têm produzido sofrimento e desesperança em Joana, que tem se sentido impotente diante da tarefa de promover uma formação que seja significativa.

• Que aspectos da cultura da aprendizagem contemporânea estão presentes no contexto da sala de aula em questão?
• As condições de ensino previstas pela professora são compatíveis aos resultados almejados? Justifique a resposta.
• Que dificuldades são mais significativas na relação pedagógica entre a professora em questão e seus alunos?

(Critérios: 0,5 para cada resposta dos questionamentos anteriores, totalizando 1,5; 0,5 para a escrita padrão da língua portuguesa. Total: 2,0 pontos).

RESPONDER

Ruiva está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.