Leia o excerto a seguir: “Em uma mesma empresa, dependendo das atividades desempenhadas e da motivação

dos funcionários, diferentes estilos de liderança podem ser mais adequados. Vejamos o exemplo da fabricante de aeronaves Embraer. Seus engenheiros estão entre os profissionais mais capacitados do mundo e, como funcionários experientes, responsáveis e maduros, eles se sentem dispostos a realizar seu trabalho sob uma liderança que lhes proporciona liberdade de tomar decisões. No setor de pintura das aeronaves, por sua vez, os funcionários podem ser bem treinados, mas, ainda assim, mostrar desinteresse pelas atividades. Diante disso, uma liderança mais participativa e motivadora mostra-se necessária.”

Fonte: ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL, Felipe. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14ªed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

No texto o autor cita que devemos usar diferentes formas de liderar para chegarmos ao resultado esperado. Traçando um paralelo com as teorias contingenciais de liderança, analise as afirmações a seguir.

I. Estas teorias levam em consideração o ambiente, as tarefas e a equipe para a escolha do estilo de liderança.

II. A fundamentação conceitual das teorias contingenciais está baseada nos traços de personalidade dos líderes.

III. As contingências as quais as teorias se referem são as habilidades e as competências essenciais na liderança.

IV. Uma destas teorias, a de Fiedler, afirma que devemos escolher o líder adequado à situação/equipe que ele vai liderar.

V. A teoria situacional, de Hersey e Blanchard, se apoia no grau de maturidade das equipes a serem lideradas.

a) I e IV.

b) II e III.

c) I, II e V.

d) I, IV e V.

e) II, IV e V.

RESPONDER

Fernanda está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.