Leia o trecho extraído do texto da revista RADIS/2020 e responda a questão a seguir: “Em 1990 ocorreu

a sanção da lei 8.080 colocando o projeto constitucional do SUS em pé. O Brasil tornava-se, então, o primeiro e único país sul-americano a oferecer ao seu povo um sistema de saúde de caráter universal, gratuito e equitativo. Trinta anos de avanços, mas também de lutas e derrotas. É quase inimaginável o que poderia ter-se tornado o Brasil na pandemia do covid-19 se não tivéssemos o SUS. A epidemia trouxe o sistema para o centro das atenções. O SUS resiste, vive, respira, existe!” (RADIS, 2020). Considerando essas informações, elabore um texto dissertativo, posicionando-se a respeito da história de luta para a implementação do SUS gratuito e universal para mais de 200 milhões de brasileiros. Em seu texto, apresente argumentos na perspectiva do “antes” e do “depois” do SUS.

1 Resposta

  • Alice

    Boa tarde!

    Com base no enunciado acima, podemos desenvolver uma conversa que seja iniciada pela pedagoga para a educadora de uma determinada instituição. 

    Inicialmente a pedagoga deve ter os dados nas mãos sobre o rendimento dos alunos e buscar compreender com a professora as problemáticas existentes dentro do ambiente. 

    Logo depois, buscar medidas que incluam os alunos que não conseguem acompanhar o resto da turma e procurar entender o motivo, para assim os auxiliarem com medidas de acompanhamento inclusivo. 

    Partindo dos dois pontos iniciais, a pedagoga deve orientar a professora a promover medidas que facilitem a absorção de conhecimento dos alunos, utilizando os livros didáticos mas os aplicando em situações comuns no dia a dia, que inclusive podem acontecer com os alunos, pois assim elas serão melhor instruídas e demonstrarão mais interesse na leitura. 

    Espero ter ajudado. 

    Um abraço.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.