Na primeira sessão, Leonardo trouxe uma batedeira que funcionava, pois era conectada por meio de fios a
uma pilha. Disse que não queria as coisas da caixa lúdica com o argumento de que "homem não brinca". Recusou-se a levar a chave de sua caixa lúdica para casa e sinalizou que sua terapeuta poderia ficar com a mesma. Saiu da sala antes do horário previsto para o término da sessão com desejo de estar com sua mãe, atitude que se repetiu durante os primeiros meses de terapia. A partir da segunda sessão, sua caixa lúdica foi reformulada, passando a ser chamada de a "caixa de inventos de Leonardo". Dela foram retirados os materiais lúdicos que ele não desejasse e foram disponibilizados materiais a serem utilizados na construção de seus inventos, como sucata, arame, ferramentas, linhas, dentre outros. A reformulação foi aceita por Leonardo, que podia acrescentar outros itens que trouxesse de casa e desejasse inserir na caixa lúdica. Após esta modificação técnica, Leonardo passou a usar os materiais para confecção de seus "inventos". Utilizou latas e barbante para fazer um tambor, que foi ofertado inicialmente para a terapeuta e, em seguida, para sua mãe. Fonte: RODRIGUES, Fernanda Pereira Horta; SEI, Maíra Bonafé; ARRUDA, Sérgio Luiz Saboya. Ludoterapia de criança com Síndrome de Asperger: estudo de caso. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 23, n. 54, p. 121-127, 2013. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. O uso da caixa lúdica privilegiando o jogo e o brinquedo torna-se valioso instrumento no atendimento à crianças porque difere do discurso verbal onde o sujeito tem a possibilidade de modificar o seu discurso através das defesas. PORQUE II. A caixa lúdica representa o mundo interno da criança, o mundo não verbal, contendo as representações inconscientes e as relações com seus objetos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Escolha uma:Shaday está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.