No que se refere à formação do homem na grécia, tem-se dois modelos que embasaram a educação neste
momento, porque esparta e atenas possuíam objetivos diferenciados ao formarem o homem necessário àquele contexto histórico.sobre a educação neste contexto histórico, analise as alternativas apresentadas e indique como verdadeira (v) ou falsa (f) cada uma delas:
i: em esparta a educação possuía uma concepção mais severa e disciplinadora, direcionando-se para a formação do homem guerreiro.
ii: em atenas a educação estava direcionada para a formação do cidadão a assumir o exercício da política na pólis (cidade).
iii: neste contexto histórico a formação do homem estava embasada na paideia, visando à sua formação integral que compreende o corpo e o intelecto.
alternativas:
a)
f – f – f
b)
f – v – f
c)
v – v – v
d)
v – v – f
e)
v - f – v
4)
a partir do século xix, novas correntes teóricas vão se desenvolver, tentando, cada uma a sua maneira, explicar a realidade. essas correntes teóricas nascem de diferentes interpretações da realidade e das diferentes opiniões sobre a sociedade capitalista. dessas concepções gerais é que vão derivar as concepções pedagógicas.
frente ao exposto, faça a correspondência abaixo, indicando o que se refere à cada concepção pedagógica apresentada.
1-positivismo
2-pragmatismo
3-socialismo
( ) critica a o capitalismo e a sociedade dividida em classes. defende uma sociedade sem exploração do homem pelo homem.
( ) faz críticas à obediência automática. valoriza a iniciativa, a participação e a autonomia. busca avaliar as consequências da ação.
( ) defende uma educação emancipadora, que integre trabalho e estudo, ou seja, que unifique trabalho manual e intelectual, portanto, não dualista.
( ) segrega as ciências humanas de acordo com seus objetivos de pesquisa. acredita na neutralidade da ciência e na objetividade dos fatos sociais.
alternativas:
a)
1 – 1 – 2 – 3
b)
2 – 1 – 2 – 3
c)
3 – 2 – 2 – 1
d)
1 – 3 – 3 – 2
e)
3 – 2 – 3 - 1
5)
no período colonial a educação esteve sob o domínio dos jesuítas, ação que perdurou do ano de 1549 até 1759. as principais características gerais do ensino jesuítico foram a manutenção do ensino do latim, a formação clássica, a repetição e a memorização, as competições internas com estímulos e prêmios, uma educação rígida e os internatos.
ainda sobre a educação jesuítica, após analisar as afirmações abaixo, indique aquelas que correspondem a este período.
1: a oferta da alfabetização aos índios seria o caminho mais seguro para a catequese e mudança de seus hábitos e costumes.
2: nos primeiros anos a companhia de jesus teve à frente o marquês de pombal que fundou colégios e escolas de instrução elementar.
3: os jesuítas aplicavam dois modelos de educação, um para os indígenas, centrado na leitura, escrita e poucas operações e outro voltado para os filhos dos colonos, consistindo em um ensino mais culto.
4: toda ação pedagógica dos jesuítas foi marcada pela ausência de discussão e o pensamento crítico passava longe das salas de aula.
alternativas:
a)
2 – 3 – 4
b)
2 – 3
c)
1 – 2
d)
1 - 3 – 4
e)
2 – 4
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
fernanda0630
3 alternativa D.
A Grécia antiga pautou seus estudos em relação aos movimentos e a natureza, auxiliaram no desenvolvimento de conhecimentos como: A matemática e sua distinção sobre a física, a filosofia e até mesmo a religião, como as crenças e a dualidade entre o corpo e o espírito.
Além disso, parte dessa evolução no que tange o estudo dos movimentos, se deu através das teorias de Aristóteles, que teve parte de seus estudos focado nesse campo.
4 A alternativa A está correta.
Ele abre as portas para o pensamento fundamentado e o estudo das sociedades em desenvolvimento.
O pensamento positivista parte da concepção que a subjetividade é colocada em prática a partir da observação dos fatores e das hipóteses que seguem o problema.
5 A alternativa D está correta.
Os primeiros padres jesuítas que chegaram ao Brasil, juntamente com os primeiros colonizadores, integravam o sistema de colonização europeu.
Deste modo, junto com as expedições vinham também padres, especialmente os padres da Companhia de Jesus, que tinham como vocação específica a catequese de povos não-cristãos.
Podemos destacar também a criação de colégios para catequizar os povos indígenas, além disso, a fundação de vilas e cidades em torno de missões através de uma missão de povoamento, o firmando como importante reduto jesuíta no Brasil, a colônia de Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul, na época dominado pela Espanha.