No trabalho com crianças e adolescentes, a(o) psicóloga(o) deve orientar sua prática na análise

de fatores intrínsecos e extrínsecos relacionados à situação de violência. Fatores intrínsecos envolvem resiliência, estratégia de coping, idade da criança e percepções sobre a violência. Fatores extrínsecos envolvem as relações familiares, aspectos socioeconômicos, intensidade e característica da violência, dentre outros. Ao identificar esses fatores, é possível traçar uma linha de ação centrada nos múltiplos determinantes que envolvem a ocorrência da violência e os seus efeitos. Considerando esses fatores e o contexto geral de trabalho da Psicologia nos serviços que acolhem crianças e adolescentes em situação de violência, assinale a opção correta.

(a)Sendo a violência um fenômeno de ordem social, estratégias do campo da clínica, como a entrevista clínica, não podem trazer contribuições ao atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência.

(b)A prioridade da Psicologia deve ser gerar prova judicial, portanto, deve se concentrar em elaborar meios pelos quais a criança ou o adolescente em situação de violência denuncie o agressor.

(c)Por se tratar de uma determinação legal, apenas psicólogas(os) vinculadas(os) aos tribunais de justiça precisam considerar o ECA como orientador da prática perante crianças e adolescentes.

(d)A atuação da Psicologia com crianças e adolescentes envolve realizar acolhimento em casos de violência, independentemente do serviço em que se insira.

(d) O atendimento psicológico deve focar no aqui e agora, visando à garantia de impactos em curto prazo, já que a violência contra crianças e adolescentes não pode comprometer o seu desenvolvimento de forma duradoura.

Me ajudam por favor, para hj

RESPONDER

Elen está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.