O avanço da ciência em várias áreas está atrelado ao aprimoramento dos instrumentos de medida, que possibilitam

a adequada avaliação e o estudo do fenômeno de interesse. A criação de telescópios com maior alcance e precisão foi fundamental para a observação e o avanço do conhecimento sobre o universo, por exemplo. Na psicologia, a situação não é diferente. A replicação de estudos constitui um aspecto fundamental da ciência. Levando em consideração o conceito de fidedignidade, analise as afirmativas a seguir:

I – Fidedignidade, ou precisão, de um teste refere-se à estabilidade com que os escores dos testados conservam-se em aplicações alternativas de um mesmo teste ou em formas equivalentes de testes distintos.

II – Quanto mais similares forem os escores dos testados em aplicações distintas, maior será a fidedignidade de um teste; quanto mais diferentes forem os escores dos participantes, menor será a fidedignidade do teste. III – Em outras palavras, a análise da fidedignidade dos escores de um teste permite estimar o grau de flutuação esperado dos escores em aplicações subsequentes. Muitas variáveis podem influenciar na flutuação dos escores ao longo do tempo como, p. ex., aprendizado, lembrança das respostas anteriores...

Sobre a fidedignidade, está correto o que se afirma em?

Escolha uma:
a.
Apenas III.

b.
Apenas I.

c.
Apenas I e III.

d.
I, II e III estão corretas

e.
Apenas II.

RESPONDER

Felpopinha está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.