O sofrimento clínico na infância apresenta-se entre 7 e 26
%, dados que podem ser ainda maiores em crianças expostas a situações de vulnerabilidade social. Há evidências de que, em algumas crianças, os problemas socioemocionais e comportamentais apresentados nessa fase podem ser persistentes e predizer funcionamento empobrecido em idades posteriores, contrariando a ideia de que problemas apresentados por crianças pequenas são apenas uma “fase”. Nesse sentido, crianças podem apresentar um amplo espectro de dificuldades.Assinale a afirmativa correta em relação aos transtornos mentais na infância.
Escolha uma:
a.
Os pais são os responsáveis pelo desenvolvimento de transtornos mentais na infância, tendo em vista que eles são o ambiente primário da criança.
b.
O sofrimento psíquico em crianças se deve à situação de pobreza, visto que o ambiente em que a criança está inserida propicia o desenvolvimento de transtornos.
c.
Embora o diagnóstico de depressão não possa ser feito na infância, o sofrimento emocional infantil precisa ser tratado para que não evolua para uma depressão na adolescência ou fase adulta.
d.
O conhecimento dos pais a respeito do desenvolvimento infantil é um fator protetivo, pois possibilita os pais conseguirem diferenciar uma fase típica do desenvolvimento de um transtorno.
e.
Os critérios diagnósticos e protocolos de tratamento de transtornos mentais na infância são os mesmos que os dos adultos, diferenciando-se apenas pela inclusão da ludicidade na psicoterapia.
melcalixto está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.