O termo desemprego não remete apenas à falta de emprego ou trabalho, mas deve, também, ser percebido
como uma construção social, histórica e econômica. As causas do desemprego estão além de problemas do indivíduo ou no indivíduo, mas se inter-relacionam com fatores macrossociais e históricos. O desemprego é uma situação clara e preocupante de vulnerabilidade psicossocial com efeitos deletérios para a saúde do indivíduo e da sociedade. O olhar da psicologia social do trabalho pode contribuir com estratégias que vão além de considerar estar desempregado. BARROS, C. A.; OLIVEIRA, T. L. Saúde mental de trabalhadores desempregados. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 9, n. 1, 2009 (adaptado). Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir. I. Cabe ao psicólogo auxiliar pessoas em situação de desemprego com intervenções que visem ao acolhimento das demandas manifestas, à organização das ideias e à reflexão conjunta sobre as possibilidades de resolução do problema apresentado. II. A compreensão do mundo do trabalho e o estabelecimento de diálogos com outras áreas, como a Economia e as Ciências Sociais e Políticas, são necessários à prática do psicólogo no contexto social do trabalho. III. Entre as diversas formas de atuação do psicólogo, inclui-se a participação em equipes para elaboração e implementação de políticas públicas que visem a auxiliar pessoas a construírem estratégias para saírem da situação de desemprego. IV. Elaborar programas de orientação profissional e ocupacional bem como acompanhar a reinserção dos sujeitos no mundo do trabalho constituem possibilidades de atuação do psicólogo junto aos trabalhadores desempregados. É correto o que se afirma em:
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
clara2018
A temática do desemprego tem se tornado cada vez mais essencial no contexto atual, principalmente pela onda crescente, o que se reflete na necessidade do trabalho de profissionais psicólogos.
Por conta disso, e essencial que estes profissionais realizem programas de orientação profissional e ocupacional bem como acompanhar a reinserção
dos sujeitos no mundo do trabalho, de forma a contribuir positivamente com este processo.