Pensar a inclusão escolas de estudantes com Altas Habilidades e/ou Superdotação requer promover adequações
e flexibilizações, acionar a complexa cadeia das funções mentais superiores, embasando-se nas várias inteligências propostas por Gardner. Howard Gardner (1995), durante todo o seu estudo sobre as múltiplas inteligências, identificou oito tipos, dentre eles: Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:( ) Inteligência linguística: envolve a sensibilidade para a língua falada e escrita, a habilidade de aprender línguas e a capacidade de usar a língua para atingir certos objetivos.
( ) Inteligência lógico-matemática: envolve potencial de reconhecer e manipular os padrões do espaço, aqueles usados por navegadores e pilotos, bem como os padrões de áreas mais confinadas, como os que são importantes para escultores, cirurgiões, jogadores de xadrez etc.
( ) Inteligência corporal-cinestésica: as pessoas que desenvolvem esta inteligência se expressam pelo movimento, têm bom sentido de equilíbrio e coordenação motora e lembram e processam as informações por meio da interação com o entorno espacial.
( ) Inteligência naturalística: habilidades de perceber padrões complexos no ambiente natural, pensam e preocupam-se com as consequências ecológicas de suas ações e dos outros; gostam de ter e cuidar de animais; de plantar e cuidar de plantas.
( ) Inteligência interpessoal: envolve a capacidade de a pessoa se conhecer, incluindo aí os próprios desejos, medos e capacidade e de usar estas informações com eficiência para regular a própria vida.
Crislane está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.