Podemos compreender a religião como uma instituição que possibilita ao homem uma nova oportunidade de

fé, ou seja, de religar os elos que foram de alguma forma perdidos em sociedade. A religião vai tecer sua reflexão sobre a ligação do elo com Deus que foi rompida pelo pecado, mas, em analogia, e falando desse homem inserido na sociedade, ela traz a ideia desse “ligar” ou “religar” a uma ordem social. Como não se pode falar de uma subjetividade tecida do nada, ela vem da própria vivência em grupo. E, se alguém aprendeu algo no grupo , o desaprender também acontece na mesma esfera social que constrói os valores para determinar uma ordem. Elabora-se a virtude em função da devoção do homem ao seu semelhante, a um comportamento dentro de sua pátria.

De acordo com essa contextualização, é possível afirmar que a religião também pode ser compreendida, além da conexão de fé, como um fenômeno:
A.
social, pois, segundo Montaigne, a fé do ser humano não é uma aquisição própria dele, mas um puro presente da liberalidade de outrem. Não foi pelo próprio discurso do homem ou pelo seu próprio entendimento que sua religião foi recebida, mas por autoridade e injunção alheia.

B.
inexplicável, pois a religião é simplesmente um conjunto de códigos morais que proporciona aos seus seguidores um norte em meio aos sofrimentos terrenos, e tais códigos morais não podem ser explicados nem compreendidos com análises sociais.

C.
histórico, pois devemos considerar que a religião trata de uma realidade em que os afetos, a razão, os valores e os comportamentos humanos estão envolvidos, mas não podemos dizer o mesmo sobre suas crenças, sua dimensão social, cultural, política e ética.

D.
sociológico, pois, segundo Rousseau, a religião ordena a crer que, tendo o próprio Deus tirado os homens do estado de natureza logo depois da criação, eles passaram a ser todos iguais entre si, porque, de acordo com tal análise sociológica, essa era a vontade de Deus.

E.
de poder, pois tal fenômeno revela os artifícios psicológicos elaborados para que o homem tivesse uma “religiosidade artificialmente construída” para facilitar o controle social. Assim, os líderes religiosos poderiam exercer controles sociais para o bem social.

1 Resposta

  • Isabillypyc

    no mínimo vai ser a letra(c)

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