Por conta de toda influência histórica, da relação da avaliação psicológica com os testes psicológicos,

muitos até hoje confundem testagem com avaliação psicológica. No entanto, algumas características diferenciam a atuação desses dois profissionais. Assinale a alternativa que apresenta corretamente estas características.

a) Na testagem psicológica, além do uso de testes, são usados também entrevistas e observações, enquanto que no processo de avaliação psicológica são usados apenas testes projetivos.

b) Na testagem psicológica são usados apenas testes psicométricos, enquanto que na avaliação psicológica o profissional usa apenas testes projetivos.

c) Na testagem psicológica deve-se priorizar o uso de testes projetivos e observação participante. Já na avaliação usam-se apenas testes psicométricos.

d) O profissional no primeiro caso valoriza aspectos da testagem e utiliza os testes para obter dados, enquanto numa avaliação psicológica o foco não será o teste. Ele será apenas uma das ferramentas no processo de avaliação.

e) A testagem psicológica usa apenas instrumentos não padronizados para coleta de dados, enquanto a avaliação psicológica usa apenas instrumentos padronizados.

1 Resposta

  • Isabelly

    Muitos até hoje confundem testagem com avaliação psicológica. Cunha (2008) diferencia o psicometrista do psicólogo clínico, diz que "o primeiro valoriza aspectos da testagem, e utiliza os testes para obter dados, enquanto numa avaliação psicológica o foco não será o teste, ele será mais uma ferramenta de avaliação".

Clique aqui para adicionar a sua resposta.