S marcos históricos, os rumos e os percursos da Psicologia fornecem extenso material para se avaliar a prática

e as construções teóricas vivenciadas pela Psicologia em seus cinquenta anos de regulamentação no Brasil. A abertura de novos campos de atuação, os necessários ajustes em seu objeto de estudo e a tendência epistemológica da unificação do saber psicológico produzido no continente latino-americano possibilita a elaboração de novos questionamentos e novas descobertas que podem orientar o trabalho do psicólogo dentro de todas as perspectivas, abordagens e campos de atuação. Principalmente no que tange à atuação daqueles inseridos nas políticas públicas de seguridade social do Estado, que demandam do profissional a reformulação da sua práxis, até então voltada para as classes socioeconômicas privilegiadas, para a realidade dos usuários de tais serviços. Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir sobre as contribuições da Psicologia Latino Americana e da Psicologia Social para o trabalho do psicólogo na compreensão do ser humano.

I. A Psicologia Social preocupa-se com as construções culturais e históricas dos indivíduos, pois estas são as bases para o entendimento do desenvolvimento humano e consequentemente para a atuação do psicólogo.

II. A Psicologia Latino-Americana surge em um momento de crise da Psicologia Social onde um dos principais questionamentos se referia a utilidade do profissional psicólogo para a sociedade.

III. A visão do psicólogo pautado na Psicologia Social condiz com uma compreensão dos homens de modo coletivo, tendo pouca importância as especificidades individuais no momento do atendimento, seja ele em qualquer modalidade.

IV. Uma visão míope, segundo a concepção de Martín-Baró, refere-se a uma Psicologia descontextualizada para a realidade de sua população, fazendo alusão aos ideais do imperialismo norte americano.

1 Resposta

  • thayaraoliversantos

    LETRA B: apenas as afirmativas I,II e IV estão corretas.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.