Segundo a lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, a psicologia é uma ciência que atua na ¿solução
de problemas de ajustamento¿. Se por ajustamento entendermos que a psicologia deve ¿adequar¿ as pessoas à realidade social, mesmo que este seja de violação sistemática dos DH humanos e dos compromissos celebrados e ratificados nos diferentes tratados internacionais (OEA, ONU, etc), e que o Código de Ética dos psicólogos(as), de 2005, aponta para a responsabilidade inequívoca da psicologia com a promoção e garantia dos DH, qual deve ser o papel do psicólogo na atualidade? Independente da área de atuação, teoria ou posicionamentos individuais, o psicólogo não pode se isentar da sua responsabilidade social, devendo refletir, promover e denunciar toda e qualquer violação de direitos humanos.Cabe ao psicólogo (a), no exercício profissional, refletir e se posicionar livremente sobre a necessidade ou não de assumir para si a reponsabilidade de garantir e promover os DH.
Devido a multiplicidade de áreas e teorias, deve se fazer uma distinção entre a áreas de atuação que estão ligadas aos DH(Psicologia social, por exemplo) e aquelas que não possuem aderência a estes discursos, estabelecendo uma distinção clara entre ambas.
Historicamente a psicologia sempre atuou na promoção de saúde. Mesmo no período da ditadura civil-militar (1964-1985), seu compromisso sempre foi cuidar do sofrimento psíquico sem deixar que questões políticas interferissem em sua prática profissional.
Não se pode falar de responsabilidade social da psicologia por ela ser uma ciência que tem como objeto de estudo a atemporalidade do desejo, configurando-se, portanto, fora das questões políticas e sociais de seu tempo.
ClaudioOliveraAluna está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.