Sobre o compromisso ético-político dos profissionais das ciências humanas e, especificamente, dos

que atuam nas políticas públicas, analise as afirmativas a seguir. I. Verifica-se um risco ou deficiência nas práticas profissionais e nas formações acadêmicas, nas ciências humanas, que qualifiquem os/as profissionais enfatizando as ações mecanicistas e tecnicistas ou assistencialistas e paternalistas.

II. A pauta dos afetos é importante na formação, pois problematiza a banalização e naturalização de condições de violências, exclusão, discriminação e privação.

III. A questão dos afetos é uma pauta complexa, pois emoções como raiva e indignação podem interferir negativamente na avaliação técnica das condições de violências, exclusão, discriminação e privação.

IV. O papel da Psicologia Social é de intervir nos processos individuais, buscando o desenvolvimento da autonomia para que suportem as condições de opressão.

V. Podemos dizer que não é possível pensar em práticas comprometidas ético-politicamente com as sociedades, sem considerarmos a relação dialética entre materialidade e subjetividade.

A sequência de alternativas corretas é:

Escolha uma opção:
a. I, II e V.
b. I, III e IV.
c. II, III e V.
d. II, III e IV.
e. III, IV e V.

RESPONDER

Julliagatinhappank está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.