Somos seres individualizados, temos nossa formação filogenética (características da espécie) e ontogenética

(histórico individual de desenvolvimento e aprendizagem) e, ao mesmo tempo, somos seres coletivos, isto porque somos influenciados pela sociedade a partir das relações culturais que são estabelecidas. Diante dessa afirmação, analise as afirmativas a seguir: I - Os indivíduos já nascem com algumas especificidades que, ao longo de suas vidas, poderão ou não se manifestar. Entretanto, sob a ótica da psicologia social, o homem é um ser histórico, isto é, ao nascer encontra-se num sistema social criado através de gerações já existentes e que é assimilado por meio de inter-relações sociais.

II – Desde os primórdios, o homem desenvolveu a capacidade de se comunicar, de interagir com outros indivíduos, passou a incorporar normas, valores, regras em relação à sociedade, o que fez com que ele se tornasse um ser social.

III - Podemos considerar então que todo indivíduo é um ser social e histórico, ou seja, pertence a uma espécie animal (Homo sapiens), dependendo dos genes que recebe dos ancestrais para formar seu corpo de acordo com sua espécie. Entretanto, o que a natureza (biológico) oferece ao homem quando este nasce não é suficiente para que ele possa garantir sua vida em sociedade, torna-se necessário adquirir aptidões, satisfazer necessidades, apropriar-se de sua cultura.

IV – Pode-se afirmar que a psicologia social é uma das áreas da psicologia que procura entender como se dá o encontro social, isto é, a interação dos indivíduos e suas relações.

De acordo com a Psicologia Social, está correto o que se afirma e

RESPONDER

Marquinhos está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.