Um pesquisador de Seattle, K. Warner Schaie, realizou um estudo com pessoas entre 22 e 67 anos para verificar

as diferenças nas habilidades cognitivas. Embora em um primeiro momento possamos achar que os jovens têm vantagens muito significativas em relação aos mais velhos, a pesquisa demonstrou que o desenvolvimento humano é mais complexo do que isso. Para ele, as experiências e situações enfrentadas permitem que o adulto continue se desenvolvendo ao longo da vida, adquirindo níveis mais elevados de algumas habilidades cognitivas.
Horn e Cattell, na mesma linha de raciocínio de Schaie, estabeleceram diferenças a respeito da inteligência no adulto, determinando que ela pode ser de ordem fluida ou cristalizada.
Analise, então, as afirmativas a seguir.
I) A inteligência fluida está relacionada à habilidade de fazer inferências, perceber relações, formar conceitos e resolver problemas que exijam pouco ou nenhum conhecimento prévio.
II) A inteligência cristalizada está relacionada a habilidades como encontrar o sinônimo de uma palavra, responder a situações e dilemas sociais, lembrar e utilizar as informações adquiridas ao longo da vida.
I) Os dois tipos de inteligência do adulto propostos por Horn e Cattell têm a mesma possibilidade de serem desenvolvidos em qualquer período da fase adulta ou da terceira idade.
Agora, assinale a opção correta.

RESPONDER

Lauraa está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.