Viver em uma sociedade mais igualitária faz bem à saúde. Aproximadamente três quartos da diferença na

Viver em uma sociedade mais igualitária faz bem à saúde.

Aproximadamente três quartos da diferença na esperança de vida entre os países ricos encontra explicação na existência de uma maior ou menor igualdade na distribuição da renda. As sociedades mais igualitárias compartilham uma característica comum: maior coesão social. Os impactos das desigualdades na qualidade de vida provocam deterioração da vida pública, perda do senso de comunidade, aumento da criminalidade e da violência.

Os países que possuem menos desigualdades gastam mais em bens e serviços públicos. Sabe-se que os serviços universais de saúde reduzem as desigualdades diminuindo as diferenças nas condições de vida e oferecendo serviços similares para toda a população. A segregação urbana, por outro lado, reforça os efeitos negativos da desigualdade de renda, concentrando a pobreza, produzindo isolamento social e diminuição de oportunidades, reduzindo a aplicação de recursos públicos nas áreas pobres e provocando o declínio da coesão social.

O efetivo combate às desigualdades sociais em saúde depende de políticas públicas capazes de modificar os determinantes sociais, melhorar a distribuição dos benefícios ou reduzir os efeitos da distribuição desigual de poder e propriedade nas sociedades modernas.

Cabe ao Psicólogo em seu trabalho junto à população, inserido em uma sociedade de consumo, considerar o impacto dos indicadores sociais sobre a saúde em geral, bem como ponderar sobre questão ideológica presente na representação social do que significa viver em sociedade para as pessoas de várias classes sociais.

Em relação ao que foi exposto acima, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a. Somente a luta armada pode resolver. O ser humano é egoísta por natureza. As leis somente favorecem os ricos.
b. Uma discrepância muito grande na distribuição de renda pode prejudicar a todos. A violência vitimiza ricos e pobres.
c. Quem pode mais chora menos. É a lei da natureza, Na cadeia alimentar tem o predador e a caça.
d. O pobre pode progredir se tiver fé. Deus abençoa quem acredita. Só depende dele querer ou não melhorar.
e. Um nascem para servir e outros para serem servidos. O destino de cada um já foi traçado na maternidade.

1 Resposta

  • marinatagomori

    Uma discrepância muito grande na distribuição de renda pode prejudicar a todos. A violência vitimiza ricos e pobres.

    Explicação:

    CORRETA

Clique aqui para adicionar a sua resposta.