4. As fêmeas de chimpanzé (Pan troglodytes) geralmente produzem apenas um filhotes, o qual tem grande probabilidade
de atingir a vida adulta. Qual é a relação entre o cuidado parental e o número de filhotes produzido por este animal
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
mariarosadasilva321
Entre uma fêmea chimpanzé e seu filhote, os vínculos envolvem inicialmente a extrema dependência do bebê em relação à mãe, que implica, inicialmente, proteção, alimentação, higiene, mas contempla também brincadeiras, companhia, aliança diante do grupo, partilha de alimentos e defesa mútua à medida que a prole cresce. Ou seja, estão relacionados à sobrevivência imediata mas também estão ligados ao desenvolvimento ontológico do filhote (Tomasello, 2003). Goodall observou, entre os chimpanzés de Gombe, que variações nos comportamentos das mães frente a seus filhotes têm repercussões sobre a constituição de seu comportamento e que o status das mães é repassado aos seus filhos. Há, também, muitos registros de brincadeiras e cuidados entre os filhotes de mesma mãe Considerando os intervalos de aproximadamente cinco anos entre cada gestação de chimpanzé, que geralmente produz um único bebê, o que ocorre é que o irmão ou irmã mais velhos já são completamente independentes, do ponto de vista da sobrevivência, quando nasce o caçula, e assim podem contribuir nos inúmeros cuidados com o frágil recém-nascido
No primeiro caso, partem do trabalho de Teleki (esenvolvido em Ngogo (Parque Nacional de Kibale - Uganda) e tomado como referência por cerca de 25 anos. Segundo a autora, a prática da caça visaria suprir faltas nutricionais. Contudo, os pesquisadores contra-argumentam defendendo que dados mais recentes apontam que as maiores frequências de caça estão justamente associadas à abundância dos outros tipos de alimento.
No segundo caso, os autores partem da hipótese deprovocativamente chamada de "carne por sexo", segundo a qual machos iriam à caça para ofertar carne às fêmeas no estro em favor de relações sexuais. Apesar dos apelos estimulantes de tais possibilidades, associadas ao aumento das caçadas no período do estro das fêmeas chimpanzés de Gombe, sua comprovação não se sustenta porque, apesar de um maior número de caçadas estar relacionado ao estro das fêmeas em Gombe, o mesmo não se verifica em Ngogo, por exemplo. Contudo, dados levantados por McGrew (1992 apud Mitani; Watts; Muller, 2002, p. 16-17) indicam relações entre fecundação e ingestão de carne pelas fêmeas.
Repostas: As fêmeas de chimpanzé (Pan troglodytes) geralmente produzem apenas um filhote, o qual tem grande probabilidade de atingir a vida adulta. ... (Podocnemis expansa) coloca, em média, 90 ovos por postura e cerca de cinco filhotes. chegam à fase adulta.