A descoberta do oxigênio é atribuída ao inglês Joseph Priestley. Certa vez, o cientista, que morava

perto de uma cervejaria, se viu curioso sobre seu funcionamento e especialmente, sobre o gás que saía da fermentação das bebidas. Descobriu que esse “ar”, como assim o chamava, apagava lascas de madeira acesas que ele segurava perto da superfície do líquido. Com base nessa observação, ele deduziu que o gás (que era dióxido de carbono) era mais pesado que o ar comum. Com novos experimentos aprendeu como preparar este “ar” pesado em seu laboratório caseiro e posteriormente, inventou a soda.

ROBERTS, R. M. Descobertas acidentais em ciências. Tradução de A. O. Mattos. São Paulo: Papirus, 1995. p. 45-46.

O fato de o “ar” misterioso apagar lascas de madeira acesas e o fato de ser mais pesado que o ar comum podem ser descritos dentro dos processos científicos como

A
formulação de hipótese, em ambos os casos.

B
formulação de hipótese e conclusão.

C
observação e formulação de hipótese.

D
observação e conclusão.

E
observação e observação.

1 Resposta

  • Lauraa

    Observação e Conclusão (Alternativa D).

    O processo cientifico pode ocorrer de diversas formar, porém é sempre composto de observação, formulação de hipóteses e conclusão.

    Nesse caso, o inglês Joseph Priestley observou que o "ar" misterioso apagava lascas de madeiras acesas que eram colocadas sobre a fermentação. Isso é o que chamamos no processo científico de Observação.

    Após essa observação, ele concluiu que o mesmo era mais pesado que o ar comum, assim, essa etapa corresponde a Conclusão baseada em uma observação inicial.

    Espero ter ajudado!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.