A gasolina é composta de uma mistura de hidrocarbonetos que possuem de 6 a 10 átomos de carbono. Assim,

a composição química da gasolina pode variar. Por apresentar ponto de ebulição relativamente baixo, isso favorece a sua utilização como combustível. Além disso, a sua combustão libera uma quantidade de energia potencial muito boa e seu preço é economicamente viável.

A qualidade da gasolina também esta relacionada a sua resistência a compressão, por isso, criou-se o índice de octanagem.

Ao isoctano atribui-se o valor 100 de octanagem ou 100 octanas e ao heptano atribui-se o valor zero. Assim, quando dizemos que determinada gasolina possui 70 octanas ou índice de octanagem igual a 70, quer dizer que, em relação à resistência à compressão, essa gasolina se comporta como se fosse uma mistura de 70% de isoctano e 30% de heptano.

Observe a estrutura do isoctano e responda:

Qual a nomenclatura oficial do hidrocarboneto? O isoctano é um alcano, alceno ou alcino? Qual a fórmula molecular? Quantas ligações sigmas existem na estrutura?

Observação: responda na sequência das perguntas.

1 Resposta

  • tokioruiva

    1) De modo geral, a nomenclatura dos hidrocarbonetos segue a seguinte ordem: Prefixo: Indica o número de carbonos presentes na cadeia principal; Infixo: Indica o tipo de ligação encontrada na cadeia; Sufixo: Indica a função orgânica dos hidrocarbonetos

    3) A fórmula molecular é aquela que mostra quais são os elementos que formam determinada substância e o número exato de átomos de cada elemento que está presente em uma molécula dessa substância.

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.