Apesar de serem materiais distintos, os aglomerantes estudad

os, como o gesso, cal e cimento possuem características semelhantes e em algumas situações pode até um substituir outro. Já os asfaltos são muito mais versáteis, usados como matéria prima em alguns compostos e como material final acabado em outros, é um material que praticamente não tem substitutos com a mesma qualidade ou com o mesmo custo (CHAGAS, 2019).

CHAGAS, Sandro. Materiais da Indústria da Construção. Maringá - PR.: Unicesumar, 2019 (adaptado).

Escolha a alternativa que descreve a informação sobre os aglomerantes de forma correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Cimento Portland tipo CPIII: é obtido através da calcinação de CaSO4.2H2O, em um forno em temperatura de 180ºC até 300ºC, dependendo do uso pretendido, e é triturado para formar o pó fino a qual damos o nome de cimento.

Alternativa 2:
Cal virgem: é um aglomerante fino e pulverulento que endurece com a ação da água. É obtido através da moagem do clínquer, um produto resultante da calcinação da mistura de calcário e argila.

Alternativa 3:
O cimento asfáltico obtido da destilação do petróleo, é um material termoplástico, com consistência entre firme (semissólido) e rígido (sólido), quando exposto a temperatura ambiente. Quando aquecido se torna fluído, o que facilita a sua aplicação.

Alternativa 4:
O gesso apresenta uma forma de um pó muito fino de cor branca, originário da reação de hidratação do óxido de cálcio e óxido de magnésio, que se transformam em Hidróxido de Cálcio [Ca(OH2)] e Hidróxido de Magnésio [Mg(OH2)].

Alternativa 5:
Mantas asfálticas: se trata da mistura de cimento asfáltico com um solvente hidrocarbonado, com um médio grau de volatilidade (próximo ao querosene), que faz com que esse tipo de asfalto endureça mais rapidamente.

RESPONDER

Claricerodrigues Guilhermecr está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.