As moléculas de triacilglicerol são diferenciadas em função das cadeias carbônicas oriundas dos ácidos

graxos que sofreram condensação por esterificação com os grupos álcool da molécula de glicerol (propano-1,2,3-triol). Os principais ácidos graxos apresentam cadeias não ramificadas e número par de átomos de carbono, podendo ser saturados ou insaturados. Em função da presença de uma insaturação entre átomos de carbono, tem-se a possibilidade de ocorrência dos dois isômeros geométricos: cis e trans. O isômero trans é mais estável que o cis. A principal fonte de ácidos graxos trans é a hidrogenação parcial de óleos vegetais (triacilglicerol) usados na produção de margarina e gordura hidrogenada, conforme a equação de equilíbrio indicada abaixo. O mecanismo da reação envolve a adição da molécula de hidrogênio à dupla ligação, mediada pelo catalisador, e formação de uma ligação saturada entre átomos de carbono. a) A partir das informações fornecidas abaixo e utilizando o Princípio de Le Châtelier, que condição garante um maior rendimento da reação de hidrogenação? b) Considerando que no início de uma reação são empregados apenas ácidos graxos de origem vegetal nos quais apenas a forma cis está presente, por que, ao final da reação, há a presença de gordura trans?

#UFPR
#VESTIBULAR


As moléculas de triacilglicerol são diferenciadas em função das cadeias carbônicas oriundas dos ácid

1 Resposta

  • XXXTh

    a) De acordo com o princípio de Le Châtelier, a condição que garante um maior rendimento da reação de hidrogenação consiste no aumento da concentração de H2 (gás hidrogênio).

    b) Conforme o fato do início de uma reação apresentar o emprego de somente ácidos graxos de origem vegetal em que apenas a forma cis está presente, temos que ao final da reação irá existir a presença de gordura trans por ser mais estável, onde a forma trans aparece ao final da reação.

    Bons estudos!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.