Carbono As escrituras hindus, os Vedas, o Ramayana e o Mahabharata, mencionam o diamante. Embora conhecido

Carbono

As escrituras hindus, os Vedas, o Ramayana e o Mahabharata, mencionam o diamante. Embora conhecido de longa data, o carbono só veio a ser reconhecido como elemento químico aos poucos e pelo trabalho de muitos pesquisadores [...]. Existe em pelo menos sete formas alotrópicas: grafite (alfa e beta), diamante, lonsdaleíta (diamante hexagonal), caoíta, carbono (VI) e os fulerenos. Na realidade, são vários os fulerenos, que têm uma estrutura poliédrica com um átomo de carbono em cada vértice. Dois exemplos típicos são os C60 e C70 [...] Todas essas formas alotrópicas do carbono têm uma estrutura cristalina bem definida. Existem porém outras formas de carbono que são amorfas, ou que possuem um baixo grau de cristalinidade; entre estas estão o negro de fumo (usado em pneus, tintas, papel carbono etc.), o carvão comum [...] e o coque, usado em siderúrgicas. Cada um destes tem um conjunto específico de propriedades físico-químicas.

PEIXOTO, Eduardo Motta Alves. Carbono. Química Nova na Escola, maio 1997. Disponível em: . Acesso em: 5 mar. 2019.

A alotropia é o fenômeno que ocorre quando um mesmo elemento químico forma duas ou mais substâncias simples, denominadas variedades alotrópicas. Os elementos que apresentam variedade alotrópica em razão da estrutura cristalina são

(A)
grafite, diamante e fulereno; oxigênio e ozônio.

(B)
grafite, diamante e fulereno; enxofre rômbico e enxofre monoclínico.

(C)
oxigênio e ozônio; hidrogênio e nitrogênio.

(D)
grafite, diamante e fulereno; hidrogênio e nitrogênio.

(E)
oxigênio e ozônio; enxofre rômbico e enxofre monoclínico.

1 Resposta

  • Nicolle

    Alternativa

    B)grafite, diamante e fulureno; enxofre rômbico e enxofre monoclínico.

    Explicação:

    Diamante, grafita e fulereno, são as formas alotrópicas do elemento químico carbono. Estas substâncias diferem entre si pela estrutura cristalina, isto é, pela forma de seus cristais.

    O elemento químico enxofre possui formas alotrópicas, como, por exemplo, enxofre rômbico e enxofre monoclínico, que diferem um do outro pela estrutura cristalina.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.