Conclusao da teoria atomica de rutherford dalton thonson bohr. pfv 15 pontos pode ser junto pelo meno

Conclusao da teoria atomica de rutherford dalton thonson bohr. pfv 15 pontos
pode ser junto pelo meno 1 a 2 paragrafos

1 Resposta

  • Kamilyreis

    Sobre os modelos atômicos:
    Dalton mantinha portanto a teoria de uma analogia a esfera maciça, indivisível e indestrutível (modelo da bola de bilhar), observou também que ao longo de uma reação, átomos não são criados nem destruídos, apenas rearranjados. (vale destacar que está ideia é posterior ao postulado de Lavoisier). Defendia que átomos de um mesmo elemento químico são iguais em peso e em forma assim como os de elementos diferentes terão peso e formas desiguais, além de dizer que átomos são neutros eletricamente,ou seja, não possuem carga.
    Depois de algumas muitas pesquisas Thomson desenvolveu um modelo atual para a época conhecido hoje como modelo de "pudim de passas" e que se contradizia em alguns dos conceitos ditos por Dalton como por exemplo tendo o átomo como sendo explicação da natureza elétrica da matéria e o mesmo sendo divisível.
    Rutherford com seu experimento de alto grau de precisão para a época constatou que um átomo obtinha um grande espaço vazio, com o núcleo carregado positivamente e elétrons ao redor, onde o núcleo por sua vez era muito pequeno e denso, onde se concentrava a maior parte da massa do átomo, foi desenvolvido então o "modelo planetário" para caracterizar o átomo.
    Com a conquista grandiosa de Bohr observando e encontrando alguns problemas na teoria de Rutherford, desenvolveu-se um modelo atômico mais atual onde as órbitas contem energias quantizadas. Os elétrons que giravam numa mesma órbita por sua vez são ditos como elétrons estacionários, além de que quando estes recebiam energia "saltavam" de uma órbita mais interna para outra mais externa, assim como quando os mesmos retornavam para órbitas mais internas liberavam energia na forma de ondas eletromagnéticas (luz).

Clique aqui para adicionar a sua resposta.